8 tendências construção civil para 2021!

Novo ano, novas tendências! E é no ritmo de começar com o pé direito o ano que se inicia, que preparamos um conteúdo especial para falar sobre as principais tendências na construção civil para 2021. Então sem mais delongas, vamos logo ao que interes

1. Sustentabilidade é uma das mais fortes tendências na construção civil para 2021

Sem dúvidas, uma das maiores e mais importantes tendências na construção civil para 2021 é a sustentabilidade, um assunto que vem tomando cada vez mais força e promete se estabelecer muito mais nos próximos anos.

O cliente, como aquele que dá a cartada final e direciona o mercado consumidor, está cada vez mais exigente e consciente, optando por soluções que sejam inteligentes, que não agridam o meio ambiente e/ou apresentem ações reparatórias.

Logo, construtoras, lojistas e os demais nichos de mercado dentro da área da construção civil, precisam começar a dar mais valor e atenção a esta questão, procurando sempre a redução de impactos no meio ambiente em seus processos, produtos e serviços.

Construções sustentáveis incluem desde novas formas de economizar água e energia na obra, otimizar o uso de materiais, investir em reciclagem e reaproveitamento, bem como, usar materiais e matérias-primas que estejam alinhadas a questão de sustentabilidade, como é o caso dos pré-moldados – o que nos leva a nossa próxima tendência.

2. Pré-moldado

Não é de hoje que o pré-moldado vem conquistando seu merecido espaço no segmento de construção civil, mas tem se tornado cada vez mais forte, logo sendo uma das tendências destaque para o ano de 2021.

Além da praticidade, qualidade e prazos menores em construções com pré-moldado, esta ainda é uma solução que se enquadra perfeitamente em construção sustentável. 

Algumas características do pré-moldado, que o fazem uma solução sustentável e uma grande aposta para 2021 incluem:

  • Em sua premissa, está a otimização de traços de concreto de alto desempenho, fator que resulta no maior controle do impacto ambiental e também na redução do custo final do produto. Assim, além de contribuir para o bem-estar do meio ambiente, a construção com pré-moldado ainda pode ser mais acessível;
  • Oferece elementos estruturais de diversos tamanhos, texturas e acabamentos, fazendo com que atenda melhor às mais específicas necessidades de projetos personalizados. Com isso, evita desperdício de materiais, pois propõe a utilização de recursos naturais de forma mais responsável, como através da reciclagem de insumos.

Ou seja, o pré-moldado permite que se faça “mais por menos”, sem perda de qualidade e com resíduo zero.

3. Tecnologia BIM

Segundo a House e Design, a Modelagem da Informação da Construção (BIM), reduz significativamente os custos e riscos nos processos de planejamento, projeto, construção e com a gestão digital eficiente de edifícios.

No BIM, os problemas e potenciais conflitos já ficam claros na fase de planejamento e durante o que é conhecido como pré-construção digital. Assim, os problemas são resolvidos antes mesmo de ocorrerem durante a execução da obra.

Ou seja, esse processo de modelagem favorece planejamentos, execuções de obras e projetos de construção civil mais precisos, controlando gastos de tempo e orçamento. 

4. Uso da robótica em pré-fabricados e no canteiro de obras

Segundo o Sebrae, estudos da Associação Internacional de Automação e Robótica na Construção, destacam o uso crescente de equipamentos inteligentes em canteiros de obras, particularmente em países como Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Índia. 

O Brasil também tem recebido um olhar do IAARC quanto ao início de técnicas para construção em ritmo acelerado.

Ou seja, mais do que uma tendência, o avanço do uso da robótica para construção de pré-fabricados e atividades no campo de obras, se apresenta como um fator determinante para a modernização e avanços substanciais na construção civil.

5. Cidades Inteligentes 

O ponto chave da tendência que as cidades inteligentes vêm se tornando, diz respeito à utilização de tecnologia e conectividade para tornar processos mais modernos, eficazes, viáveis e com maior qualidade de vida.

Exemplo de cidade inteligente: A Construct apresentou um case sobre Nova York ser uma das cidades que já vive essa tendência. Em 2017, Nova York foi eleita a cidade mais inteligente do mundo pela IESE Center for Globalization and Strategy. Em colaboração com a Cisco, lançaram na cidade uma plataforma interativa que converteu sistemas telefônicos públicos antigos para fornecer acesso à internet para todos os residentes. Além de fornecer informações sobre eventos locais, notícias de vizinhança e listas de entretenimento, a plataforma ainda fornece alertas de segurança.

Indo além disso, os projetos de cidades inteligentes visam construções verdes e soluções ambientais sustentáveis, com foco em energia e transporte. Em geral, possibilitam o desenvolvimento de infraestrutura conectada e a otimização das operações.

6. Internet das Coisas (IoT)

De acordo com a Autodoc, a Internet das Coisas (IoT) é constantemente citada como tendência para a indústria da construção. 

É verdade que algumas empresas do setor já utilizam a IoT para monitorar processos e promover melhorias. Mas imagina-se que, em 2021, essas aplicações ganhem mais relevância, especialmente com a percepção dos ganhos obtidos por parte dos construtores.

As aplicações com maior potencial de expansão atualmente são as etiquetas RFID para rastrear equipamentos e materiais diversos, e as catracas inteligentes, que ajudam a evitar problemas jurídicos ao controlar com precisão a documentação dos colaboradores.

Além disso, um exemplo bastante específico que pode ser citado sobre a IoT na construção civil é a interconexão digital de objetos: roupas, EPIs e alguns outros equipamentos podem ser otimizados para rastrear o funcionário na obra. Assim é possível identificar situações de falta de segurança e perigo por meio de equipamentos com GPS integrado.

7. Impressora 3D

Impressoras 3D já não são mais nenhuma novidade, bem, na verdade depende, porque estamos falando de verdadeiras máquinas tecnológicas, para auxiliar em construções modulares, fábricas, impressão de peças de concreto e muito mais – recentemente essas máquinas tem se mostrado uma ótima ferramenta nos mais variados empreendimentos.

Uma impressora 3D na construção civil torna possível a impressão de vigas, paredes e pilares através de cartuchos de cimento. 

Uma das maiores vantagens desta tecnologia que se destaca como uma das tendências mais promissores no segmento, é a liberdade na criação de projetos, que podem ser personalizados e cada vez mais inovadores.

8. ERPs como tendência na construção civil

Não tem como deixar de citar o destaque cada vez maior que os sistemas de gestão ERPs (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) estão tendo no segmento de construção civil.

Também não se trata de um assunto novo, no entanto, tem se popularizado cada vez mais, e promete ser uma das maiores tendências na construção civil para 2021.

E não seria para menos, já que os sistemas integrados de gestão otimizam a administração de informações – desde a coleta até o armazenamento de dados. Um sistema ERP centraliza todos os dados de uma empresa e conecta processos, com o objetivo de agilizar o fluxo de informações.

Ideal para controlar a compra de materiais, contratação de colaboradores, cronograma de obras, exigências do projeto, cadastro de fornecedores, emissão de nota fiscal, gestão financeira, dentre outras atividades.

E então?

Neste conteúdo mostramos as 8 maiores tendências na construção civil para 2021. Como você pôde conferir, as novidades abrangem as mais variadas áreas, desde processos à gestão. 

São tecnologias e procedimentos com um objetivo em comum: otimizar e contribuir com os avanços do segmento de construção civil.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira nosso blog post sobre como gerenciar equipes com mais eficácia na construção civil!