Built to suit: vantagens do modelo para as construtoras

O Built to suit é um modelo que permite uma construção mais customizada. Ela irá atender as especificações do locador, visando assegurar as necessidades do locatário.

O que é o modelo Built to suit?

Built to suit (BTS) é o nome do modelo que, traduzido do inglês, significa construir para servir. Portanto, esse é um padrão de construção sob medida que tem o foco na personalização do consumidor, conceito bastante discutido nos últimos anos. 

Isso ocorre quando o dono pretende ter um imóvel que se adéque aos objetivos e especificações da pessoa que vai alugar o mesmo. Sendo assim, o locador contrata uma construtora para montar o empreendimento do jeito que desejar, visando a usuária final.  

Aqui há um contrato de locação específico que determina que o aluguel daquele imóvel contará com os custos para as construções. Em média, o tempo do contrato é de 10 a 20 anos para que ocorra uma diluição do custo da construção durante esse período.

A principal característica que torna esse investimento, por parte do investidor dono, algo seguro é o aluguel. Isso porque, a exigência da permanecia do locatário na propriedade, durante a vigência do contrato, assegura o fim da construção sem muitos problemas.

E ainda, a  Lei Nº 12.744, de 2012, prevê que em casos de quebra de contrato, deverá ser pago uma multa da soma dos valores dos aluguéis previstos até o fim da construção. De todo modo, no final do contrato há a possibilidade de venda.

Vale ressaltar que os imóveis geralmente são para fins comerciais, podendo ser uma reforma ou uma construção do zero. O que importa, na verdade, é o tempo da produção, e consequentemente do contrato, e do alto custo do mesmo.

Em geral, espaços como galpões industriais e centros de distribuição e armazenagem são construídos com base nesse modelo de contrato. Isso porque, para esses ambientes, é preciso ter uma certa distância entre o teto e o chão, assim como um piso diferente e resistente a certos materiais, por exemplo. 

Qualquer que seja o objetivo, os benefícios para o locador está na comercialização do imóvel muito antes de ser finalizado o projeto. Enquanto o locador terá um imóvel personalizado e feito sob medida para atingir os seus objetivos.

No fim, os principais atributos desse modelo são:

  • O locador precisa receber o valor da locação mais o custo da construção no preço do aluguel. Dessa forma, quanto maior for o tempo do contrato, melhor para o locatário;
  • O imóvel só pode ser recuperado pelo locador no fim do contrato;
  • Por ser difícil de estabelecer um valor para o aluguel, o locatário pode pedir renúncia do mesmo. 

Vantagens para as construtoras

Built to suit

As vantagens para o locatário e o locador já ficaram claras durante esse conteúdo, mas, e para as construtoras? O principal benefício está na oportunidade de negócio a longo prazo.

O locatário geralmente escolhe esse modelo porque entende que será mais vantajoso a contratação do serviço de construção por terceiros. E é nesse momento em que as construtoras se destacam.

Isso porque o locador não quer se preocupar também com os detalhes da construção. Sendo assim, contratar uma construtora se torna vantajoso, já que com a mesma, ele receberá um maior controle e gerenciamento da obra, com detalhes específicos. Além da administração financeira e da gestão de prazos e metas. Isso tudo em um único lugar, sem se incomodar com recebimentos e compra de materiais, por exemplo.

Esse tipo de modelo beneficia as construtoras também em outro ponto. E essa vantagem está, justamento, no amplo prazo. Apesar de ser desafiador, ter um contrato de 10 a 20 anos com o locador é vantajoso para a sua empresa, tendo em vista que a empresa terá o valor a receber pela construção durante todo o período do contrato. 

A renda fixa assegura as atividades da construtora por um tempo, e ainda aumenta o know how nesses tipos de contratos e construção. Uma vez dentro do modelo como fornecedora desse serviço, as chances de virar referência são grandes. 

É preciso ressaltar que o Built to suit é relativamente novo, pois a lei que o regulariza é de 2012. E apesar disso, não é um modelo muito aderido no Brasil por falta de conhecimento nas questões burocráticas, já que o contrato é mais complexo.

Logo, aproveitar o reconhecimento nessa área pode ser vantajoso para a sua construtora garantindo mais rendas fixas por negócio. 

Soluções pré- fabricadas

Para melhorar ainda mais esse modelo e receber o maior retorno financeiro possível, investir em soluções adaptáveis é a melhor opção.

Sendo assim, as soluções pré-fabricadas são vantajosas para utilização no modelo Built to suit porque ajudam na velocidade da execução dos processos. Sendo necessário apenas a adaptação do produto ao local desejado. 

Além disso, por serem mais ágeis, facilitam o ganho de tempo. Isso porque com a otimização da montagem, o tempo pode ser utilizado para outra atividade. E, com esse tipo de produto, há menos desperdício de insumo e materiais, o que também garante uma maior lucratividade. Em construções grandes e trabalhosas, como as do BTS, tempo é realmente dinheiro. 

Por fim, a qualidade, eficiência e sustentabilidade são mais algumas das vantagens que os pré-fabricados vão oferecer a sua construção durante o longo prazo de contrato. Afinal, com um negócio fechado por mais de 10 anos, o ideal é que a instalação não sofra alguma avaria antes mesmo da entrega do projeto. 

Próximos passos

Esse conteúdo abordou o conceito de Built to suit e as principais características do mesmo. E ainda demonstrou as vantagens desse modelo para a construtora, destacando a oportunidade benéfica e fértil de negócio e de aumento de competitividade. 

Por fim, os pré-fabricados foram citadas como uma opção favorável para otimizar e ter um maior retorno financeiro nesse modelo. E se você quer entender ainda mais como essas soluções podem agregar na sua construção, baixe gratuitamente o nosso eBook.