Como gerenciar equipes com eficácia na construção civil?

Gerenciar equipes está longe de ser uma tarefa fácil. E você provavelmente já deve ter ligado os pontos de que construção civil, é basicamente, sinônimo de equipe de obras. Logo, cabe a você, manter tudo em ordem e encaminhar processos com assertiv

Importância de gerenciar equipes na construção civil

Simplesmente, o sucesso de uma obra está intimamente ligado com a forma como a gestão de pessoas envolvidas no projeto é feita.

Então, você precisa oferecer benefícios e desenvolver estratégias que motivem e engajem os profissionais. Isso fará com que todos se mantenham focados nas metas e objetivos definidos.

Com isso, erros na execução do projeto serão evitados, assim como, todos ficarão comprometidos com o objetivo final, a produtividade será maior e, como consequência, o planejamento seguirá certo e dentro do prazo.

Veja a seguir, algumas ações que podem ajudar você a ter uma equipe eficaz no campo de obras.

Desenvolva um bom planejamento

Parece clichê, mas não tem como deixar esse ponto passar despercebido. Um bom planejamento é essencial para conseguir gerenciar equipes na construção civil, do contrário, qual será sua base de liderança?

O planejamento é o que permite o pontapé inicial na obra, assim como é a chave para uma boa gestão. Com ele, você trilha um caminho para o sucesso do projeto, indo desde o levantamento de todas as atividades a serem executadas até a entrega da obra.

O planejamento da obra é fundamental para que todas as demais dicas que citaremos a seguir, possam ser realizadas. Por isso, antes de mais nada, essa é uma etapa que deve receber a sua total atenção. 

Boa comunicação é primordial

Para que tudo ande dentro dos conformes, as pessoas envolvidas precisam entender o porquê de suas respectivas tarefas, como ela impacta no projeto e qual a melhor forma de ser feita. Assim como, entender as normas, regras e recomendações que devem ser seguidas.

É nesse momento que você precisa desenvolver sua capacidade de comunicação, persuasão e claro, liderança. Passando informações claras do que deve ser feito, prazos e importância de procedimentos. 

Também, diálogos inteligentes podem ser eficazes para motivar os colaboradores. Lembre-se que um time é composto por pessoas diferentes, com aspirações e motivações diversas. Então, você precisa considerar isso na hora de gerenciar equipes, saber escutar opiniões para entender quais pontos precisam ou podem ser melhorados.

Tenha a tecnologia como sua aliada

Hoje, já existem tecnologias que podem ajudar bastante a gerenciar equipes na construção civil. E não falamos de forma geral, na verdade tem opções bem específicas de softwares de gerenciamento de obras. Além de aplicativos e drones que te permitem acompanhar o andamento da obra mesmo à distância.

Alguns aplicativos e softwares possibilitam:

  • Acompanhar o andamento das atividades;
  • Comparar o executado com o planejamento e orçamento e, assim, identificar incoerências com tempo hábil para resolvê-las;
  • Controlar o fluxo de materiais, indicando em que etapa devem ser adquiridos e se o consumo e o custo estão dentro do planejado;
  • Obter informações precisas, atualizadas e em tempo real;
  • Facilitar o acesso de dados das diversas etapas de obras ou de obras anteriores.

Viu só, com tudo isso, certamente uma das vantagens será conseguir evitar custos adicionais em sua obra.

Defina e atribua as funções de cada profissional

Cabe a você dividir as tarefas, atribuindo as responsabilidades que serão de cada um. Essa ação contribuirá para uma equipe organizada e apta para realizar um trabalho de qualidade.

Agora, você pode até estar pensando que isso é óbvio. Mas, profissionais parados, esperando uma nova tarefa, são bastante comuns em canteiros de obras, e isso está longe de ser algo bom para o sucesso do projeto. Por isso, nunca é demais reforçar este ponto.

Também é interessante notar que: por mais produtivo e multifuncional que você seja, ainda é apenas um, contra inúmeras tarefas a serem realizadas.

Fora todas as atividades operacionais, digamos assim, que vão desde recebimento de materiais à revestimentos, ainda é preciso controlar o andamento dessas tarefas e a produtividade, organizar a distribuição das atividades, verificar a qualidade do que está sendo executado, o uso de EPIs, etc.

O mais inteligente para se fazer então, é encontrar profissionais que possam executar algumas das tarefas, colhendo as informações que são relevantes para que você, como gerente de obras, possa trabalhar de forma mais eficaz.

Acompanhe constantemente a produtividade

O maior indicador de sucesso ao gerenciar equipes é a produtividade. Por isso fique atento:

  • A quantidade planejada está sendo produzida?
  • A equipe precisa ser reformulada, aumentada ou até mesmo pode ser reduzida?

Quando a produtividade real for menor que a planejada, você precisa identificar quais as causas e desenvolver ações corretivas o quanto antes. 

E é por isso que a produtividade deve ser sempre medida e acompanhada. Assim, ao sinal de qualquer problema, pode ser corrigido rapidamente.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir como é possível gerenciar equipes na construção civil com mais efetividade, conseguindo assim, grandes feitos dentro do canteiro de obras e por consequência, sucesso do começo ao fim do projeto.

Esperamos que este material possa ajudar no seu dia a dia como gerente de obras. Mas caso você tenha alguma dúvida que não respondemos no texto, fique à vontade para entrar em contato conosco.

Agora, para ir além, acesse nosso conteúdo: Documentação e execução da obra – dois itens que precisam estar alinhados! e saiba como deixar seus projetos ainda assertivos.