Construção civil: entenda a importância de contratar mão de obra especializada!

Chegou até aqui porque está precisando fazer o melhor com um orçamento mais enxuto e acredita que a mão de obra não seja uma prioridade? Se esse for seu caso, ou alguma outra situação sobre mão de obra especializada na construção civil, este conteú

Por que investir em mão de obra especializada?

Não ter uma equipe devidamente qualificada para executar os trabalhos no canteiro de obras, impacta diretamente no dia a dia da construção. 

Seja por pequenos acidentes ou descuidos significativos e prejudiciais, a falta de mão de obra de qualidade gera prejuízos monetários muito maiores do que seria investido em profissionais devidamente preparados.

Caso você esteja pensando que precisa a qualquer custo economizar e considera que não tem problema contratar operários pouco capacitados, aqui vão alguns dados importantes:

Segundo o Instituto da Construção, uma empresa pode economizar cerca de 30% ao investir em bons profissionais. Isso porque, um trabalhador qualificado e experiente sabe exatamente quanto material utilizar em cada situação, evitando esbanjamentos de argamassa, cimento, tijolo, areia, etc.

Ou seja, quer evitar custos adicionais em sua obra? Não é ignorando a qualidade de mão de obra que conseguirá isso!

Lembre-se: o “barato” pode sair caro!

Pode parecer só mais um joguinho de palavras ou um ditado popular, mas não é. De fato, o mais barato nesse caso, pode sim – e vai – sair mais caro. 

Fique atento, porque o que no momento presente parece ser algo inteligente, devido à economia de dinheiro, pode trazer consequências drásticas para a obra executada e até para a imagem da empresa responsável.

Na verdade, você vai de fato economizar com o recrutamento ao contratar mão de obra mais barata. Mas isso, definitivamente, não significa mais lucro. Uma vez que com a equipe sem o preparo necessário, surgirão várias complicações a longo prazo – em casos mais graves, até mesmo a falência do negócio.

Vale esclarecer que a mão de obra muitas vezes é considerado um serviço popular, mas não é bem assim. No setor primário da construção civil, são pouquíssimos os profissionais que possuem as certificações, habilidades e dominam com maestria as técnicas necessárias.

Problemas que podem surgir ao não contratar mão de obra especializada

Quer evitar dores de cabeça com erros na execução do projeto? Então não deixe de lado a contratação de bons colaboradores para o campo de obras. Do contrário, alguns dos muitos problemas que você terá serão:

  • Desperdício de materiais, como areia, argamassa, cimento, tijolo, etc
  • Falhas de execução, o que exige que o trabalho seja refeito
  • Atraso na entrega obra, uma vez que apenas um erro, já pode trazer grandes complicações no andar dos processos no canteiro de obras.

Sobre os dois primeiros pontos ainda, o material será novamente gasto para corrigir erros, gerando custos que podem significar o dobro e até mesmo o triplo do planejado.

Isso não é tudo, pois todos estes fatores ainda ocasionam, obviamente, no maior gasto de equipamentos e, por consequência, gera uma construção de baixa qualidade. Além de também causar gastos extras com a organização e limpeza no canteiro de obras.

E não para por aí! Na verdade, os gastos extras a longo prazo, são praticamente imensuráveis. Tenha em mente que os resultados negativos de não contratar mão de obra especializada podem causar prejuízos tanto para a construtora, quanto no dia a dia das pessoas, devido à possibilidade de desabamentos e parte elétrica exposta ou malfeita, por exemplo.

Insatisfação do cliente e até demissão do trabalhador são alguns dos pontos negativos de não escolher profissionais capacitados.

Neste último, sobre demissões, pode gerar ainda mais gastos com rescisões contratuais e novos processos de recrutamento. E não apenas para economizar, mas você enquanto cliente, engenheiro, arquiteto ou construtora, também preza por qualidade, certo? 

Pois bem, o melhor caminho para o sucesso do seu projeto está, literalmente, nas mãos do time no campo de obras.

E então?

Podemos concluir que investir em mão de obra profissional é tão importante quanto escolher os materiais que serão utilizados. Isso porque, cada etapa exige conhecimentos específicos, que dependem do nível de capacitação do pessoal responsável. 

Somente com o alinhamento das técnicas específicas, profissionais capacitados e materiais de qualidade, os custos da obra podem ser reduzidos e o projeto pode ser finalizado em tempo ágil.

Inclusive, um time de profissionais especializados traz em sua bagagem a agilidade e a responsabilidade na execução de tarefas. Logo, você economiza tempo e dinheiro.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Agora, se você quer saber como escolher fornecedores com qualidade para o seu escritório de arquitetura e engenharia, confira nosso conteúdo do blog sobre o assunto!