ESG na construção civil: como a Manturi está aplicando esse conceito?

O conceito de ESG na construção civil é uma realidade cada vez mais presente. A sigla vem de Environment, Social and Governance – Meio ambiente, Social e Governança. Esses três itens funcionam como marcadores que analisam como o negócio se porta em q

Nesse sentido, o foco das práticas ESG se trata de buscar uma nova postura, com base em um novo padrão de comportamento, mais ativo no que tange o presente e consciente em prol do futuro. Em outras palavras, é sobre se alinhar às tendências necessárias para a preservação de vida na Terra, além de levar mais qualidade, em múltiplos sentidos, para os colaboradores.

A Manturi acredita nessa ideia, e mais do que isso, é ciente das suas responsabilidades e do seu papel na cadeia produtiva. Por isso, tem em seus valores a segurança, valorização humana, experiência, ética, qualidade, compromisso, resultado. Seguimos avançando e, dia após dia, nos dedicamos a fazer parte de uma história que beneficie a todos.

Neste conteúdo, você verá como estamos aplicando o conceito de ESG na construção civil e como ele pode contribuir para o desenvolvimento do mercado.

ESG na construção civil e sua importância para o setor

Quando o assunto é ampliar o potencial competitivo no setor, não basta pensar apenas em bons produtos, boas obras ou excelentes preços. Esses são fatores importantes, mas não podem ser vistos como únicos.

Nesse sentido, quem deseja elevar o patamar do seu empreendimento, deve estar atento às mudanças globais e os impactos delas, visando melhorias constantes em todo o processo. O ideal é saber superar expectativas, mas sem nunca esquecer de elementos fundamentais, que certamente se deparam com a promoção de práticas verdes.

Assim, é possível dizer que a adoção do ESG na construção civil ocupa um lugar interessante, já que é ao mesmo tempo um elemento atrativo para quem ainda é iniciante nesse aspecto, como também se enquadra nos pontos fundamentais e básicos. Isso porque, o novo consumidor está de olhos abertos ao modo de agir das empresas.

Hoje em dia, caminhar aos passos do meio ambiente, do desenvolvimento social e de uma boa governança virou parte das estratégias adquiridas por instituições que almejam crescer e se firmar diante da concorrência.

Portanto, ao se comprometer com relações sociais mais saudáveis tanto com as pessoas da construtora, quanto com o meio externo, relativo à comunidade, à fauna e à flora, os benefícios são inúmeros.

Veja os principais pontos referentes à inclusão do ESG na construção civil:

  • Meio Ambiente (Environmental):

    Como é utilizada a energia? E a matéria-prima, como é processada? E os resíduos gerados, como são tratados? Essas perguntas devem preencher as ações voltadas para um estabelecimento harmonioso com o meio ambiente. Tem conexão direta com o uso de recursos para as operações diárias, necessitando de uma gestão eficiente e cuidadosa.

 

  • Desenvolvimento social (Social):

    Já nesse quesito, os critérios se voltam para a estruturação e manutenção das relações, privilegiando uma cultura de empatia e bem-estar. Quanto a isso, vale trabalhar a maneira de lidar com a equipe interna, plano de diversidade e inclusão e direitos humanos.

 

  • Governança (Governance):

    Governança é um regime de práticas e procedimentos adotados por uma empresa para haver decisões mais assertivas, cumprimento da lei e contato eficiente com os stakeholders. De forma resumida, se direciona à incorporação de regras e princípios que norteiam o sistema, relativos, por exemplo, a direitos e responsabilidades dos indivíduos.

Como a Manturi aplica esse conceito na prática?

Agora que você já viu a importância do conceito em discussão, deve estar se perguntando: “mas como a Manturi aplica ele em seus projetos?”. Então pode ficar tranquilo que queremos sanar suas dúvidas!

Desde o início de nossas atividades, em janeiro de 2000, atuando no segmento de lajes pré-moldadas, nos preocupamos com quem está ao nosso lado, focando no desenvolvimento social a partir da gestão de pessoas.

Sabemos dos desafios envoltos nisso, sobretudo por lidarmos com seres de diferentes naturezas, mas também sabemos o quão gratificante é caminhar na união de um mesmo propósito.

Na área do meio ambiente, nossa marca se aparenta em atitudes cotidianas, além de ser visível o nosso compromisso nas atividades com pré-fabricados, uma construção que privilegia a sustentabilidade. Nesse ramo, fornecemos soluções personalizadas de forma inovadora e inteligente.

Na lista de vantagens dos pré-fabricados, é possível contar com agilidade e a utilização de materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental. Outro ponto positivo é que os processos desse nicho não são agressivos e não geram desperdícios de matéria-prima.

Por fim, nossa governança é incansável para que se viabilizem os melhores procedimentos, seja no campo qualitativo ou quantitativo. O que queremos é garantir engenharia de alto nível e transparência, o que requer uma postura eficiente em toda a cadeia, incluindo o contato com fornecedores e profissionais da equipe.

E então?

Como vimos neste conteúdo, o ESG na construção civil é potencialmente relevante para o setor, já incluso na realidade estratégica de muitas empresas. Sendo assim, ele se torna uma boa forma para competir no mercado e ainda atuar no que tange à preservação ambiental.

Na Manturi, a aplicação desse conceito é progressiva, alinhada aos nossos valores. Para conhecer o que temos a oferecer em estruturas pré-fabricadas e descobrir como podemos contribuir para o seu projeto através de um planejamento sustentável, clique abaixo e solicite um orçamento conosco!