Gerenciamento de obras: boas práticas para adotar em seus projetos

Garantir um bom gerenciamento de obras pode assegurar bons resultados. Isso se dá porque é nessa etapa em que se mantém a constante administração de tudo o que foi planejado e estruturado.

Importância de um bom gerenciamento de obras

O gerenciamento de obra é a etapa que estará funcionando durante todo o projeto. Ou seja, essa é a fase que coordenará todas as outras e administrará cada técnica, método e processo da obra.

Por isso a importância do gestor estar atento a todo momento. Ele vai precisar garantir que todas as etapas estarão funcionando conforme o planejado para não ocorrer riscos para a construtora, além de evitar desperdícios.

Segundo o diagnóstico do Tribunal de Contas da União (TCU) mais de 30% das obras públicas analisadas foram consideradas paralisadas ou inacabadas. Sendo as principais causas para esses resultados:

  • Contratação com base em projeto básico deficiente;
  • Insuficiência de recursos financeiros de contrapartida;
  • Dificuldade de gestão dos recursos recebidos.

Esses motivos só reforçam a necessidade de se ter uma boa gestão de obra para garantir que erros técnicos e financeiros não paralisem os projetos. Porque é de responsabilidade da gestão de obras garantir bons planos com a estruturação detalhada para cada fase, além da gestão de recursos e crises. Isso vai garantir uma maior taxa de desempenho da produção.

Em suma, um bom gerenciamento de obra vai aumentar a produtividade, reduzir atrasos e custos, garantir segurança e qualidade técnica do projeto.

Boas práticas para aplicar em seus projetos

gerenciamento de obras

Uma vez visto a importância de se ter um bom gerenciamento de obras, confira a seguir boas práticas para garantir o sucesso dos seus projetos.

Esteja em concordância com a viabilidade

Essa prática diz respeito a etapa de viabilidade do planejamento da obra. Ou seja, mantenha sempre os estudos de leis e políticas do local da obra atualizados, caso necessário.

Além disso, tenha em mãos os documentos dos contratos e de respaldos jurídicos para, em caso de imprevistos ou de fiscalização, não ser necessário paralisar o andamento da produção por questões burocráticas.

Vale ressaltar a necessidade de estar de acordo com as leis trabalhistas também. Isso vai garantir uma maior eficiência dos projetos.

Tenha um bom planejamento da produção

Um bom planejamento da produção visa direcionar e esquematizar o passo a passo de todos os processos. Então, aqui será necessário criar e manter um cronograma operacional com uma lista completa de todas as atividades.

Acrescente a quantidade de equipes necessárias para cada fase, insumos, recursos e o tempo estipulado para cada processo. Mantenha uma linha cronológica de cada fase e administre o início e o fim de todas elas. Lembre-se que o atraso de uma influência no tempo de execução da outra.

E por fim, faça a análise da logística. Acompanhe de perto as entregas e o local necessário para cada recurso. Essa parte, se não for bem administrada, pode ser um dos principais gargalos da produção.

Faça um controle do cronograma de orçamento e de prazos

Aqui, com o auxílio da etapa a anterior, crie um cronograma com orçamentos e prazos a serem cumpridos. Não deixe de calcular os gastos de todas as etapas e de manter um maior controle quanto a isso. Além de estabelecer prazos para cada equipe e processo.

Crie uma boa relação com os funcionários, assim será mais fácil de gerenciar as demandas. Por exemplo, ao checar sempre com os profissionais como estão os processos, você saberá se há a necessidade de troca de algum material para aumentar a produtividade.

E esse tipo de informação só é válido se você tiver um controle orçamentário detalhado que vai te ajudar a decidir se é viável a troca, principalmente quanto aos prazos.

Gestão de pessoas e a segurança do projeto

Essa também é uma prática que concorda com a anterior. É aqui que ocorre a gestão de pessoas. Ou seja, as equipes são de fato montadas, conforme o planejamento da obra, e as funções são estipuladas.

A dica dessa prática é estimular o trabalho em equipe e a comunicação integrada. Como foi citado anteriormente, esse contato pode gerar informações valiosas para a análise e para o gerenciamento de obras.

Administre o contato e avalie a entrega e as atividades de cada profissional. Somados a isso, supervisione a segurança do trabalho, veja se os funcionários estão usando os equipamentos de proteção e se estão manuseando as ferramentas corretamente.

Mais uma vez, uma boa gestão dessa prática vai ajudar na redução de custos da mão de obra e de insumos, além de evitar paralisações desnecessárias.

Pratique a sustentabilidade

gerenciamento de obras

Se o objetivo da sua construtora é ter sustentabilidade, então aposte em práticas conscientes durante o gerenciamento de obras. O gestor pode incentivar a responsabilidade social e ambiental nos funcionários durante a produção. Somados a isso, a sustentabilidade pode gerar mais produtividade e aumentar o retorno financeiro.

Há alguns pontos em que você pode estar atento para se adequar e tornar a sua obra mais sustentável. São eles:

  • Atenção quanto às leis ambientais;
  • Gestão de consumo de água e energia;
  • Gestão de resíduos e descarte;
  • Cuidado com o solo;
  • Estabelecer um bem-estar da comunidade em torno e dos profissionais;
  • Utilize materiais e tecnologias mais sustentáveis ou que possuem pouco impacto ao meio ambiente.

A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que sustentabilidade significa “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”. Ao garantir que essas ações, pontuadas acima, serão tomadas, você também estará assegurando que a sua obra será mais consciente e responsável ambientalmente.

Tenha bons fornecedores

Busque por fornecedores que possuem boa reputação e qualidade no mercado. É necessário avaliar o custo x benefício dos seus serviços, além de garantir que a entrega será feita no prazo combinado.

Manter um bom relacionamento com seus fornecedores pode afirmar mais agilidade na produção, o que, consequentemente, vai gerar mais produtividade.

Se atente aos materiais utilizados

Da mesma forma, ter materiais de qualidade também vai facilitar os processos do projeto. Como foi visto anteriormente, há a possibilidade de troca de material durante toda a produção e se certificar de que você está adquirindo bons recursos vai evitar possíveis mudanças, o que reduz no custo e evita atrasos.

Aqui é possível, também, buscar por produtos tecnológicos ou que possuem alguma tecnologia que irá simplificar as etapas. Contudo, lembre-se de optar por aqueles responsáveis e ecologicamente corretos.

Relatórios e gerenciamento de qualidade

A gestão de qualidade do serviço está diretamente ligada aos relatórios. É nessa prática em que ocorre a documentação das informações do projeto e o controle da qualidade.

Uma boa gestão durante esses processos, poderá ajudar a criar um plano de gestão de crise e risco também, contendo o passo a passo de como proceder no decorrer.

Quais são os próximos passos?

Esperamos que este artigo tenha contribuído para o seu trabalho de alguma forma. Agora, é hora colocar em prática o que ainda não faz parte da sua rotina, e garantir um melhor gerenciamento das suas obras.

Quer conferir mais dicas para agilizar suas obras? Clique aqui para fazer o download do nosso eBook e saiba o que as soluções pré-fabricadas podem entregar.