O que é e por que implementar o SGQ na construção civil?

A implementação do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) na construção civil é essencial para garantir que uma construtora consiga se manter nos padrões de competição do mercado.

O que é SGQ?

O SGQ ou Sistema de Gestão de Qualidade é um conjunto de elementos que buscam atender a política de qualidade dos projetos de uma empresa.

Seu objetivo é ser uma ferramenta de gestão de controle padrão da empresa que acompanha todas as atividades a fim de elevar o padrão de qualidade dos resultados, tornando os processos mais eficazes e evitando a incidência de problemas que possam causar prejuízos.

O sistema desenvolve uma melhoria contínua, otimiza a produtividade e a qualidade, reduz os custos e aumenta os lucros.

Toda a ideia do SGQ é baseada pelos princípios definidos na ISO 9001, um conceito muito importante dentro da construção civil. Isso faz do SGQ uma ferramenta muito valiosa, pois tem sua base em padrões internacionais de qualidade, que devem ser seguidos por todas as empresas.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma padrão internacional que garante a qualidade de produtos e serviços. No Brasil, a ISO 9001 é gerenciada pela ABNT. A ISO significa International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normalização.

Os sete princípios do SGQ baseados na ISO 9001

  1. Foco no cliente – A prioridade é atender suas exigências e expectativas;
  2. Liderança – Todas as equipes devem ter boa gestão com propósito de direção;
  3. Engajamento das pessoas – Quanto maior engajamento do time, mais pessoas competentes estarão participando do projeto;
  4. Abordagem de processo – Desenvolvimento de harmonia e relacionamento entre os setores para haver um melhor fluxo de trabalho;
  5. Melhoria Constante – Busca por pontos que exigem melhoria;
  6. Tomada de decisões – Tomadas de decisões sempre devem ser baseadas em fatos;
  7. Gerenciamento de relacionamento – Cultivar um bom relacionamento com toda a cadeia de produção, como os fornecedores, por exemplo.

Ao criar um sistema de qualidade baseado nessas definições de qualidade da ISO 9001, uma construtora tem melhores chances de competir no mercado e elevar o seu nível de qualidade, tanto no oferecimento do seu serviço, quanto na experiência do cliente.

Quais as vantagens de implementar o SGQ?

A seguir podemos conferir alguns pontos positivos e benefícios que o SGQ pode proporcionar.

Redução de custos e prejuízos 

Com um sistema de gestão de qualidade padronizado e focado em melhorias, sua empresa vai errar cada vez menos, além de que é possível encontrar formas de reduzir custos, encontrando melhores fornecedores, tomando melhores decisões ou até mesmo melhorando a produtividade das equipes, tudo baseado nos princípios da SGQ.

Diferencial competitivo no mercado

A empresa que leva a ideia do SGQ porta adentro está dando um passo importante para aumentar a qualidade e eficiência do seu trabalho. Isso vai consequentemente aumentar a credibilidade da organização, seus lucros e oferecer um diferencial competitivo no mercado.

Maior clareza nos processos

A criação do SGQ possibilita a melhoria dos processos, definindo as metas e objetivos, traçando um caminho, ajustando as tarefas e responsabilidades de cada colaborador e utilizando os 7 princípios a favor de uma gestão mais clara e objetiva, que vai facilitar muito a execução do projeto.

Crescimento do time

Os 7 princípios do SGQ também exigem uma postura profissional de crescimento do time que vai aprender a lidar com posições de liderança, participação ativa no projeto e relacionamento com outros setores, o que vai permitir um crescimento multidisciplinar que vai refletir nos resultados da empresa.

Como começar a implementar o SGQ

Para começar a implementar o SGQ na construção civil, será preciso praticar regularmente os princípios discutidos acima. Por isso, é muito importante entender todos eles e saber como eles se encaixam na rotina da sua empresa.

O SGQ não é um manual pronto que a empresa deve seguir e sim um conjunto de boas práticas que podem ser implementadas no dia a dia da empresa, utilizando a metodologia de gestão básica de planejar, executar, conferir os resultados e promover ações corretivas, sempre baseadas nos princípios discutidos.

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