Piso vazado de concreto para suínos: entenda como ele contribui para o bem-estar animal!

Para o negócio ir bem, todos os processos devem estar de acordo e devidamente estruturados, e para quem atua no ramo de criação de animais, para os diversos fins, um assunto muito importante é o piso vazado de concreto para suínos. Com o bem-estar d

O que é o piso vazado de concreto para suínos?

Também conhecido como grelhas de concreto, o piso vazado para suínos trata-se de um artefato de concreto, que como o nome sugere, possui partes vazadas, ou seja, “aberturas no  concreto”, que geram ótimos resultados quando utilizado em granjas de suínos.

As peças de piso vazado para suínos estão disponíveis no mercado em diferentes tamanhos, comprimento e largura, a fim de atender a todas as fases da criação de porcos – desde gestação, maternidade e terminação.

Principais benefícios do piso vazado de concreto para suínos:

  • Mais facilidade de manutenção e limpeza;
  • Maior durabilidade das baias dos porcos;
  • Versatilidade, se adéqua às diferentes atividades;
  • É um produto alinhado às normas técnicas do setor;
  • Não possui superfície excessivamente lisa;
  • É resistente a desgastes, assim evita a alta rugosidade;
  • Contribui para o bem-estar animal.

Piso vazado para suínos e o bem-estar animal

Para baia de suínos, o piso vazado de concreto é uma das melhores opções. Como visto no tópico anterior, dentre muitos benefícios, está o bem-estar animal. Mas o que isso quer dizer?

De acordo com a Embrapa, bem-estar animal é um estado de conforto físico, mental e fisiológico que permite aos animais exercerem suas atividades próprias da espécie, livres de estresse causado por medo, fome, sede, frio e calor. 

A garantia do bem-estar dos suínos está relacionada com a ambiência e funcionalidade das instalações, o manejo efetuado nas granjas, no transporte e no abate e com o sistema de alimentação utilizado.

Onde o piso vazado de concreto entra nisso? 

As vantagens de usar piso vazado de concreto em baias de porcos incluem garantia de um ambiente mais fresco e limpo (é um produto que facilita os momentos de limpeza, sem apresentar empecilhos na hora de desgrudar dejetos e outros resíduos).

Ou seja, com isso, o local onde os animais são mantidos se torna mais agradável, o que contribui para o conforto dos suínos e garante que eles cresçam adequadamente para alcançarem os indicadores técnicos.

Aliás, pisos irregulares e de superfície mais lisas, podem comprometer o sistema de locomoção dos animais, dificultar a limpeza das instalações e prejudicar os índices técnicos e econômicos do sistema de produção de suínos, como pontua a Embrapa.

Por que não optar pela pedra ardósia?

Você já deve ter ouvido falar ou visto o uso de ardósia em baias de suínos, mas saiba que esta opção está longe de ser a mais adequada e proveitosa para os animais e para o seu negócio.

Os resultados de um estudo feito pela Engormix, revelou que instalações de baias de maternidade construídas com ardósia, de forma geral, são mais quentes (0,91 °C) e menos úmidas (2,40 %) que as instalações construídas em alvenaria.

Além disso, o estudo ainda pontua que celas com ardósia apresentam nível maior de ruídos. Vale ressaltar que este é um fator que estressa os animais e não é saudável para a sua produção de suínos.

Sem esquecer que a pedra ardósia é também mais lisa, o que não contribui para a movimentação dos porcos e também não é tão fácil de limpar se comparada ao concreto.

O piso vazado de concreto é a melhor solução!

Neste conteúdo, mostramos de forma clara porque o piso vazado de concreto é a melhor opção para baias de suínos. Visto que dentre os muitos benefícios para os procedimentos operacionais e de rotina, ainda é um material que valoriza muito o bem-estar dos animais.

Esperamos que este conteúdo lhe dê insights para otimizar sua produção com qualidade e segurança. Mas caso tenha ficado alguma dúvida, ou queira adquirir pisos vazados de concreto para suínos, entre em contato conosco!