Pré-fabricado X pré-moldado: quais as diferenças e o que devo escolher para minha obra?

Cada vez mais, na construção civil, os itens pré-fabricados e pré-moldados vêm sendo adotados em diversos perfis de obras.

Cada vez mais, na construção civil, os itens pré-fabricados e pré-moldados vêm sendo adotados em diversos perfis de obras. Além disso, diferentes peças também têm surgido neste modelo, o que colabora com a agilidade do processo de construção e torna as obras mais econômicas.

Quando se trata de praticidade, com certeza utilizar materiais pré-fabricados ou pré-moldados fará a diferença. Porém, é normal que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre as diferenças e vantagens entre eles.

Neste artigo vamos listar as características de cada uma das estruturas, mostrar as suas vantagens e qual a escolha correta para cada obra. Continue a leitura!

O que são as estruturas pré-fabricadas e pré-moldadas?

Essas estruturas surgiram do conceito de construção modular, uma metodologia de construção realizada por etapas, a partir da padronização das partes que configuram o projeto, seja um prédio, galpão ou outro tipo de estrutura. Os módulos são transportados individualmente e montados para formar a construção. 

A vantagem desta metodologia está na redução de resíduos em comparação com as construções comuns, pois, as peças chegam ao local da obra já prontas, otimizando tempo. 

Esse tipo de obra e construção está previsto e regulamentado conforme a Norma NBR 9.062/2017.

Agora vamos nos aprofundar nas especificidades das estruturas pré-fabricadas e das pré-moldadas.

Estruturas Pré-Fabricadas

Segundo a NBR 9.062/2017, recebem o nome de estruturas pré-fabricadas “Os elementos produzidos em usina ou instalações analogamente adequadas aos recursos para produção e que disponham de pessoal, organização de laboratório e demais instalações permanentes para o controle de qualidade, devidamente inspecionada pela fiscalização do proprietário”

Ou seja, essas estruturas são fabricadas fora do canteiro de obras, em usinas ou fábricas, que nem sempre se encontram instaladas próximas às obras. Para isso, é necessário contar com fornecedores especializados no desenvolvimento do concreto.

Uma fábrica de estruturas pré-fabricadas utiliza processos e equipamentos específicos, voltados para o desenvolvimento das peças de concreto. Estes podem variar de tamanho e função de acordo com a necessidade da obra, porém, geralmente, são de grandes proporções.

Um ponto importante e que vale a pena ressaltar é o transporte. Geralmente ele acaba sendo considerado um desafio, pois é necessário ainda mais atenção com a logística. Mas, com a escolha de um bom fornecedor esse problema é sanado, uma vez que a própria empresa se compromete com a entrega dos itens e assim, com a sua integridade. 

Para garantir a qualidade e segurança na estrutura, são realizados testes com um corpo de provas, com o mesmo concreto utilizado na peça, antes de sair da fábrica. O teste de qualidade é feito através de ensaios em laboratórios, onde se verifica se os valores de resistência do concreto foram atingidos, como módulo de elasticidade, resistência à compressão e outras propriedades solicitadas pelo profissional da engenharia.

Veja agora as principais vantagens das estruturas pré-fabricadas:

Vantagens dos Pré-Fabricados

Logística e gestão de obras mais eficiente:
Com o concreto pré-fabricado é possível prever a construção do empreendimento, o que facilita as etapas da logística e gestão de obras;

Previsão de custos:
Se o planejamento for feito da forma correta, é possível saber exatamente quanto custa cada estrutura, o que diminui as chances de imprevistos na parte financeira, melhorando o custo-benefício do empreendimento;

Maior economia:
Com a solução pré-fabricada você elimina o que não é necessário e agiliza os processos de construção, o que gera economia na compra de outros materiais que são importantes;

Segurança e higiene na obra:
Por ser rápido e fácil de montar, a estrutura oferece mais segurança e organização à obra. Além disso, os trabalhos ligados a ela se tornam mais higiênicos por conta de toda essa otimização, obedecendo às normas técnicas de segurança;

Sustentabilidade:
A responsabilidade ambiental é outra vantagem do concreto pré-fabricado que se utiliza de materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental. Na sua fabricação são utilizados processos que não causam danos ao meio ambiente, assim como não há desperdícios de matéria-prima.

Agora que já falamos das estruturas pré-fabricadas, falaremos das pré-moldadas.

Estruturas Pré-Moldadas

Como o próprio nome sugere, a estrutura pré-moldada é produzida a partir de moldes que recebem o concreto usinado. Após curado em uma área controlada, são criadas peças específicas que irão fazer parte da obra. Essa pré-definição do modelo é o que a torna um item da construção modular. 

Mas, não é apenas isso que difere o pré-fabricado e pré-moldado. Um dos principais pontos da estrutura pré-moldada é que ela pode ser produzida no canteiro de obra. Apesar da sua elaboração semelhante a pré-fabricada, a pré-moldada permite a realização mais próxima à obra.

Para muitos essa é a principal diferença entre elas: uma é produzida industrialmente e a outra pode ser produzida em pontos específicos, sem tanta exigência de controles, como os testes em laboratórios. 

No entanto, é fundamental apontar que a NBR 9.062/2017 aponta que: os elementos pré-moldados devem ser inspecionados individualmente ou por lotes, através de inspetores do próprio construtor, da fiscalização do proprietário ou de organizações especializadas, dispensando-se a existência de laboratório e demais instalações congêneres próprias.

Com a Manturi tanto pré-fabricados e pré-moldados são produzidos na unidade fabril da empresa. Isso para garantir que ambas as opções ofereçam segurança e qualidade. Uma prova deste zelo são as lajes-pré-moldadas. 

A laje pré-moldada faz parte do catálogo da Manturi e tem destaque pela facilidade que traz à obra. 

Veja a seguir.

Vantagens das lajes Pré-Moldadas

Mais eficiente em relação a outros tipos de materiais:
Este tipo de laje consegue vencer grandes vãos e com a mínima quantia de altura, permitindo mais agilidade no andamento da obra, além de reduzir etapas de produção, diminuir a mão de obra e proporcionar maior facilidade na execução;

Suporta vários tipos de cargas:
Isto faz com que a laje pré-moldada seja uma ótima escolha já que se adapta a quase todo tipo de construção;

Maior rapidez para sua obra:
Além de contar com um processo simples na hora da montagem, a obra tem um término bastante rápido e fácil devido às suas peças industrializadas e com qualidade superior às demais;

Maior vida útil do material:
O concreto possui uma vida útil maior, sendo mais resistente a intempéries;

Organização do canteiro de obras:
Esta solução ajuda a organizar o espaço, diminuindo a sujeira e outros resíduos gerados quando o concreto é feito no próprio local;

Mais resistência e regularidade dimensional:
Quando se usa a laje pré-moldada existe um controle de qualidade mais criterioso dos materiais, garantindo maior resistência e regularidade dimensional.

Pré-fabricado ou pré-moldado: qual escolher para a minha obra?

Ficou claro que, independente de qual deles você escolher, conseguirá muitos benefícios para a sua obra.

Por um lado temos as estruturas pré-fabricadas que passam por um rigoroso processo de qualidade, por outro as estruturas pré-moldadas que agilizam ainda mais o processo da obra.

O tipo de estrutura ideal dependerá do seu projeto e necessidades. Caso sua obra seja de grande porte, como um galpão industrial, por exemplo, o pré-fabricado é o método de construção mais indicado. Já para obras menores, que são executadas in loco, você pode utilizar com elementos pré-moldados, como por exemplo as lajes.

Seja para projetos pré-fabricados ou que exigem peças pré-moldadas, com a Manturi você terá a certeza de produtos fabricados com segurança, qualidade e adequados às normas técnicas. Você pode conhecer algumas de nossas obras realizadas clicando aqui.