Vantagens do uso de estruturas pré-fabricadas na construção civil

O setor da construção civil popularizou as estruturas pré-fabricadas ao longo dos últimos anos, fazendo com que ganhassem grande destaque por serem uma solução inovadora, moderna e flexível.

Este modelo construtivo é amplamente utilizado no setor industrial, entretanto, seu uso também proporciona máxima qualidade em projetos residenciais e agrícolas. Além disso, por contar com gestão de obras eficiente e matéria-prima de alto padrão, proporcionam estruturas em concreto com máxima resistência e durabilidade.

De modo geral, é importante compreender o que exatamente são as estruturas pré-fabricadas. Este modelo construtivo conta com pilares, vigas, lajes e muito mais, como paredes autoportantes, sistemas de fundação e cobertura pré-fabricadas. 

Os principais empreendimentos construídos com estruturas pré-fabricadas são os galpões e os edifícios multipavimentos, estruturas estas que costumam ter grande área útil e que são projetadas de acordo com as necessidades de cada projeto.

 

A principal característica deste modelo construtivo é que cada peça de concreto é desenvolvida de acordo com as especificações do projeto, dentro de fábrica. Com isso, é possível ter maior controle de qualidade sob a produção e os materiais utilizados em cada peça.

As peças são produzidas de acordo com o cronograma da obra, o que garante otimização de tempo e mais organização para o canteiro de obras, pois as peças são transportadas ao local para serem instaladas na estrutura.

Confira, a seguir, as principais vantagens do uso de estruturas pré-fabricadas na construção civil e o que tornou este modelo construtivo tão popular!

 

Velocidade de execução

 

Como a fabricação das peças ocorre em paralelo com a execução das fundações, há melhor otimização do tempo desta construção. Ou seja, as peças são feitas em locais separados e independentes do andamento da obra, o que implica que podem ser feitas ao mesmo tempo em que a fundação da obra é executada.
Além disso, a montagem das peças pode ser realizada mesmo com tempo de chuva, o que não atrasa o cronograma e permite melhor produtividade.

 

Custo-benefício

Pré-fabricados são utilizados em estruturas para shoppings, supermercados e edifícios comerciais principalmente por possibilitarem que o funcionamento inicie mais rápido, o que resulta em maior lucro.

Além disso, também tem a vantagem de ser uma estrutura com excelente custo-benefício e a gestão de obras pode prever quais os possíveis custos ao longo da execução, reduzindo imprevistos.

Como as peças são encaixadas na estrutura, há o benefício de que os custos da manutenção são reduzidos, sendo esse um excelente investimento a longo e curto prazo. 

 

Maior área útil

 

A estrutura, por conta da qualidade do concreto, permite maior área útil nos empreendimentos. Isso ocorre por conta de as seções de pilares e vigas pré-fabricadas serem mais resistentes e desenvolvidas para garantir o bom desempenho da estrutura.

Para construções de galpões industriais, por exemplo, os vãos do piso podem chegar a 40m ou mais. 

Outro benefício é que esses empreendimentos podem ser ampliados sem que afete nenhum elemento estrutural.

 

MANTURI

 

A Manturi é uma empresa com ampla experiência em estruturas pré-fabricadas. Uma das principais características de nossa empresa é a eficiência na execução de cada projeto.

Atuamos com matéria-prima de qualidade e certificada, para garantir o melhor desempenho para o projeto de cada cliente.

Conte com nossa qualidade para o seu projeto. Entre em contato com nossa equipe e solicite orçamento.

Gostou do conteúdo? Confira outros materiais que preparamos para você!

 

Leia também:

Modelos de lajes pré-moldadas Manturi