Você sabe a diferença entre concreto protendido e concreto armado?

O concreto protendido e o concreto armado são duas soluções da construção civil para proporcionar resistência às estruturas de uma obra, cada um com suas características e vantagens.

O que é o concreto protendido e o concreto armado?

O concreto protendido e o armado são dois tipos de estrutura diferentes utilizando o mesmo material, o concreto.

Para o protendido, utiliza-se um aço de protensão tracionado e ancorado, podendo ser antes ou depois do processo de concretagem, o que varia conforme o método de fabricação. 

Portanto, este tipo de concreto é baseado em cabos de aço pré-tracionado, comprimindo o material por meio de sua força. Assim, ocorre um aumento da resistência do concreto, e quando a tração ideal é atingida, é realizada a ancoragem no concreto.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da norma reguladora NBR 6118/2014 para Projeto de Estruturas de Concreto, define o concreto protendido como:

“Aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado limite último (ELU).”

Já o concreto armado é formado por barras de aço interiores, que em conjunto com o concreto possui alta aderência. Assim, este tipo de estrutura cria resistência tanto em relação à ruptura quanto a força de esmagamento.

Esta aderência acontece devido aos coeficientes de dilatação dos dois materiais serem muito semelhantes, o que quer dizer que o nível de expansão dos dois é quase o mesmo diante do calor, proporcionando maior resistência.

Para o concreto armado, a NBR 6118/2014 define:

“Aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.”

Para simplificar o entendimento, confira a seguir qual é a diferença entre os dois concretos!

Entenda as diferenças entre as duas estruturas

Os dois tipos de concretos possuem uma estrutura de aço interior, entretanto, no protendido ocorre o alongamento prévio das vigas e tensionamento do aço, o que garante maior resistência em comparação com o concreto armado.

Portanto, o primeiro concreto gera força de protensão, ao contrário do segundo.

Conforme o blog Tecnosil, a resistência do protendido pode ser até três vezes maior do que a outra opção. Já os aços nos cabos de protensão possuem uma resistência de três a cinco vezes superior aos aços do concreto armado.

Conheça as características e vantagens de cada um

Agora que você já entendeu o que é o concreto protendido e o armado, é hora de conhecer as principais características e vantagens de cada um.

Você verá que eles se adéquam a diferentes tipos de obra, portanto, a escolha entre as duas opções deve ser baseada nos objetivos e complexidades de cada projeto.

Vantagens do concreto protendido

Uma das vantagens desta estrutura é a baixa necessidade de manutenções, proporcionando maior economia e agilidade nas atividades da obra. 

O concreto protendido tende a ser mais caro devido à sua composição e resistência superior. Esta característica possibilita que ele seja utilizado em construções que ficarão expostas a condições climáticas intensas. 

Além disso, este material é ideal para ambientes que necessitam de grandes vãos, pois conta com uma maior capacidade de carga.

Outro benefício é que esta estrutura reduz o número de pilares de sustentação utilizados na obra.

Conforme conteúdo da Tecnosil, “a força de protensão mantém as eventuais fissuras fechadas, garantindo uma melhor proteção das armaduras contra a corrosão. No caso de uma solicitação incidental maior que a prevista no projeto, cessada a carga, as fissuras formadas se fecham sob a ação da protensão.”

Na questão da agilidade, quando o concreto é pré-moldado o material torna-se mais leve, otimizando tanto o transporte como as despesas relacionadas à logística desta etapa. Além disso, estruturas pré-fabricadas possuem um ótimo controle de qualidade durante a produção.

Por fim, outras vantagens do uso de concreto protendido são:

  • Economia de recursos e materiais
  • Melhor desempenho estrutural
  • Permite a construção de empreendimentos diferenciados, proporcionando flexibilidade aos projetos
  • Garante maior qualidade e segurança à obra
  • Promove a redução do uso de vigas e pilares
  • O controle de fissuras proporciona maior impermeabilidade e durabilidade para a estrutura
  • Conta com um menor impacto ambiental.

Vantagens do concreto armado

Apesar de ter uma resistência menor em comparação com o protendido, o concreto armado também possui suas vantagens.

A primeira delas é em relação à vida útil longa do material com um custo reduzido. Isso porque as matérias-primas utilizadas são mais baratas e o processo de fabricação é menos complexo, sendo amplamente difundido no mercado brasileiro.

Desta forma, o concreto armado é ideal para diversos tipos de obras, como residenciais, comerciais e industriais. Portanto, versatilidade e viabilidade econômica são grandes vantagens desta opção.

É importante destacar que ao contrário do concreto protendido, este não é recomendado para obras que são mais atingidas por fatores externos, como tráfego constante de carros, impacto de ondas do mar e substâncias químicas.

E então?

Como você viu, as duas opções possuem vantagens e pontos de consideração, tudo depende do tipo de projeto que será executado. 

É fundamental que você analise todas as informações abordadas neste conteúdo antes de escolher o material para a sua obra. 

Se você deseja entender mais sobre como melhorar a qualidade da obra, clique abaixo para fazer o download gratuito do e-book que elaboramos sobre o que as soluções pré-fabricadas podem entregar!