• Home
  • Produtos
    • Estruturas Pré-Fabricadas
    • Lajes Pré-Moldadas
    • Lajes e Grelhas para Granjas
  • Quem Somos
  • Obras
  • Representantes
  • Downloads
  • Blog
  • Contato
Menu
  • Home
  • Produtos
    • Estruturas Pré-Fabricadas
    • Lajes Pré-Moldadas
    • Lajes e Grelhas para Granjas
  • Quem Somos
  • Obras
  • Representantes
  • Downloads
  • Blog
  • Contato
Dicas

Tipos de agregados para concreto: saiba o que são e quais são utilizados pela Manturi!

28 de julho de 2020

Prezar pela qualidade dos materiais utilizados na obra é um fator fundamental, já que isso vai refletir diretamente no resultado. Neste ponto, algo a se prestar atenção são os tipos de agregados para concreto, porque eles influenciam diretamente na entrega do projeto.

Essa é uma tarefa geralmente designada ao gerente de obras, que deve considerar e priorizar sempre a máxima qualidade dos produtos que vão integrar o plano da obra. Ou seja, é preciso escolher bem os fornecedores destes produtos, bem como os parceiros da empresa para a realização da obra.

Afinal de contas, trabalhar com os agregados selecionados corretamente, vai diminuir as possibilidades de erros nos processos e o trabalho será feito com mais qualidade.

Quer saber mais sobre os tipos de agregados para concreto? Neste conteúdo vamos esclarecer o que são os agregados e quais são os que a Manturi usa, de modo a garantir projetos com a máxima qualidade e assertividade. Confira!

O que são agregados na construção civil?

Em termos simples, no setor de construção civil, os agregados são materiais minerais sólidos em forma de grãos, usados na composição de argamassa e concretos.

Neste último, agregados para concretos, precisam ter algumas características específicas como: ser grãos de minerais duros, estáveis, compactos, duráveis e limpos. 

Além disso, a composição dos agregados não deve conter substâncias que possam afetar de alguma forma a hidratação e o endurecimento do cimento, nem a proteção da armadura contra a corrosão. Também não interferir na durabilidade ou, quando for o caso, o aspecto visual externo do concreto.

Tipos de agregados para concreto

Existem dois principais tipos de agregados para fazer concreto, os chamados agregados mais graúdos, que são as britas; e os agregados mais miúdos, que é a areia. Ambos variam de tamanho e características, as quais devem ser consideradas de acordo com o projeto, ou seja, é preciso seguir as granulometrias adequadas.

  • Agregado miúdo – Areia: Esse tipo de agregado para concreto pode ser tanto a areia de origem natural, quanto a feita através da britagem de rochas, ou a mistura das duas.

Não deve conter grãos de um único tamanho, ou seja, o ideal é que o agregado tenha boa distribuição granulométrica. Para o agregado miúdo, é preciso observar a quantidade de água presente na areia (umidade), porque ela afeta na quantidade de água no traço (receita) e por consequência, na resistência e fator água/cimento, interferindo na qualidade final do concreto. 

  • Agregado graúdo – Britas: A formação desse tipo de agregado é o pedregulho ou brita vinda de rochas estáveis, ou a mistura dos dois. 

De acordo com a necessidade na obra, podem ser usados tanto as britas, quanto os pedregulhos para fazer o concreto. Desde que sejam materiais com boa resistência, limpos e com granulação uniforme, porque assim é possível dosar os agregados a fim de se obter uma massa de concreto econômica e com a maior resistência possível.

Tipos de agregados para concreto utilizados pela Manturi

A Manturi trabalha com os dois principais tipos de agregados para concreto (brita e areia), com 4 diferentes características: brita 1; brita 0; areia industrial e areia natural.

Agregado 01 – Brita 1 Agregado 01 – Brita 1 Agregado 01 – Brita 1
Agregado 02 – Brita 0 Agregado 02 – Brita 0 perto Agregado 02 – Brita 0 perto
Agregado 03 – Areia Industrial Agregado 03 – Areia Industrial Agregado 03 – Areia Industrial
Agregado 04 – Areia Natural Agregado 04 – Areia Natural Agregado 04 – Areia Natural

Como estes quatro tipos de agregados são usados pela Manturi?

Com o objetivo de diminuir erros nos processos da obra e realizar o trabalho com mais agilidade, a Manturi considera algumas regras para fazer então a mistura dos seus traços.

Para entender qual o tipo de agregado para concreto que vai ser usado no projeto, como primeiro passo é necessário verificar o diâmetro máximo do agregado que pode ser utilizado, brita 1 ou brita 0, por exemplo.

Já em casos onde as peças possuem maior densidade de armaduras, o concreto passa por uma dosagem, a fim de ficar mais fluído. Esse processo vai facilitar o adensamento e distribuição na forma. Quando em casos onde as peças possuem menos armadura, então se preza por menos fluído.

A Manturi entende que quanto maior a resistência do concreto, melhor será sua durabilidade contra as intempéries. 

Logo, além de considerar as características já citadas, ainda leva em conta todo o projeto e a finalidade dele. Porque assim, saberá qual a resistência mínima necessária que pode ser adotada, geralmente é de 30 à 60 Mpa.

Ou seja, a Manturi trabalha com variados traços (receitas). A fórmula aplicada vai depender das necessidades da obra em questão. No entanto, é importante enfatizar que todas as nossas receitas seguem o padrão de qualidade que combina: a fluidez, o diâmetro máximo do agregado e a resistência adotada para cada peça fabricada.

E então?

Neste conteúdo falamos sobre o que são agregados na construção civil e quais tipos de agregados para concreto são utilizados pela Manturi.

Um fator interessante a se pontuar sobre disso, é que a Manturi, sempre atenta aos detalhes que fazem toda a diferença no resultado, mantém seus agregados protegidos da chuva e outros tipos de umidade.

Tal ação é muito importante, porque dependendo da quantidade de água e umidade que os agregados absorvem, eles podem comprometer o resultado do concreto. Podendo, em alguns casos, causar segregação, que é a separação dos materiais, deixando o concreto menos resistente.Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você. Mas caso tenha ficado alguma dúvida, ou mesmo queira saber mais sobre os processos da Manturi, fique à vontade para entrar em contato conosco!

Voltar
AnteriorAnteriorVocê sabe como o intemperismo impacta na construção civil?
PróximoQuanto custa para construir um galpão industrial?Próximo

VEJA TAMBÉM

Como gerenciar equipes com eficácia na construção civil?

Como gerenciar equipes com eficácia na construção civil?

Gerenciar equipes está longe de ser uma tarefa fácil. E você provavelmente já deve ter ligado os pontos de que construção civil, é basicamente, sinônimo

Leia mais
Documentação e execução da obra – dois itens que precisam estar alinhados!

Documentação e execução da obra – dois itens que precisam estar alinhados!

Não há como iniciar um projeto de construção civil sem mencionar toda a documentação exigida para realizar a execução da obra. E justamente por ela

Leia mais
Fundação profunda ou sapata para sua obra

Fundação profunda ou sapata para sua obra: qual utilizar?

Optar corretamente por fundação profunda ou sapata é uma decisão fundamental para o desempenho de qualquer construção!  Existem edificações com os mais diversos perfis de

Leia mais
  • Avenida Evaldo Prim, 145
    Distrito Industrial - Ituporanga - SC
    CEP 88.400-000
  • [email protected]
  • (47) 3533-4161
Desenvolvido por Adove Comunicação